Como ser um Youtuber passo a passo


Criar conteúdo em vídeo tem sido cada vez mais difundido, principalmente por esse formato ser muito mais fácil a compreensão, além de gerar muito mais reconhecimento!

Por esse motivo, há um alto volume de buscas por vídeos.

Segundo informações do próprio YouTube, são assistidas por dia 1 bilhão de horas, por mais de 1 bilhão de usuários. É por isso que muitas pessoas têm buscado trabalhar com essa estratégia, seja como sua fonte


de renda principal ou como uma ferramenta para divulgar seu negócio.

Porém, para aqueles que estão começando nesse momento, há algumas dúvidas a respeito de como criar um canal no YouTube, a maior rede de distribuição orgânica de vídeos.

Então, para te ajudar a entender melhor como funciona essa plataforma, criamos um roteiro completo para que você possa começar seu canal hoje mesmo.


1º – Entre no YouTube e faça login em sua conta do Google

2º – Selecione a opção Meu canal para criar seu canal

3º – Escolha o nome de seu canal

4º – Personalize seu canal com imagens e descrições

5º – Poste seus vídeos em seu canal do YouTube


No decorrer deste post, vamos mostrar esse passo a passo para iniciar seu projeto de Youtuber!


Há duas opções para criar um canal no YouTube: pessoal ou com nome de uma empresa. Neste post, vamos te mostrar as duas opções para que você escolha a que melhor se adequar para seus objetivos nessa rede.

A maioria dos passos são similares para os dois tipos de conta. Então, falaremos deles e mostraremos as diferenças para a criação de um canal pessoal e um corporativo ao longo da criação do canal.


1. Faça login em sua conta do Google

Independentemente do tipo de canal que você terá, saiba que é preciso criar uma conta do Google.

Para isso, basta que você entre no próprio site do YouTube, clique em Fazer login, que estará localizado no canto direito superior da tela ou no canto inferior esquerdo, e preencha com sua conta pessoal ou corporativa, caso você já tenha uma.

Se você ainda não tem uma conta, assim que abrir a tela para preencher os campos com e-mal/telefone e senha, basta clicar emMais opções(abaixo deEsqueceu seu e-mail?)eCriar conta.



Crie sua conta completando as informações solicitadas.


2. Crie seu canal

No canto superior direito, caso você já tenha uma conta, é provável que apareça uma imagem sua ou o logo de sua empresa se você tiver definido uma foto em seu perfil. Se você não tiver uma foto, aparecerá um círculo com as primeiras letras de seu nome.

Clique nesse círculo e, em seguida, selecione Meu canal.

3. Escolha o nome para usar seu canal

Nessa etapa, preencha as informações com seu nome, para um canal pessoal, ou com o nome de sua empresa, para um canal corporativo.

Clique em Criar canal.

Se você já tiver uma conta de marca e utilizar essa conta para criar um canal no YouTube, você pode fazer todos os passos anteriores para criar seu canal ou então selecionar a conta corporativa para ser direcionado a um canal já existente.

Pronto! Seu canal no YouTube já está criado. Agora, você pode começar a personalizá-lo.


Como personalizar seu canal

Assim que você clicar em Criar canal, abrirá uma página com suas informações.

  1. Clique em Personalizar canal:

  2. Edite as imagens conforme seu gosto. Se for uma conta pessoal, você pode acrescentar imagens suas. Porém, se seu objetivo é criar um canal no YouTube para sua marca, lembre-se de personalizá-lo com seu logo:

  • Adicione uma arte para o canal (o tamanho recomendado é de 2560 x 1414 e, no máximo, 6 MB);

  • Acrescente Canais em destaque;

  • Troque sua foto de perfil;

  • Ative/Desative os Canais populares no YouTube;

  • Adicione uma seção caso você queira fazer vídeos com temas diferentes e deseja separá-los.

Nessa etapa você pode inclusive ajustar o idioma, local de conteúdo e se deseja ou não que seu canal esteja em modo restrito (para ocultar vídeos que possam conter conteúdo inadequado).

  1. Clique em Meu canal, no canto superior esquerdo, para visualizar como seu canal ficou depois de personalizado.

Como postar vídeos no YouTube

Depois de criar um canal no YouTube, já está na hora de começar a postar seus vídeos.

Antes de tudo, você precisa ter um vídeo gravado. Isso envolve etapas que vão desde a pré-produção de seu conteúdo, como definir o nicho para o qual você falará, até a pós-produção, como a divulgação de seus vídeos, por exemplo.

Depois de ter um vídeo gravado e editado, você poderá postá-lo em seu canal.

1. Clique no ícone em formato de câmera que está localizado no canto superior direito, próximo ao pequeno círculo com sua foto e, em seguida, clique em Enviar vídeo.

2. Na tela que abrir, clique em Selecione arquivos para enviar e escolha o vídeo em seu computador.

Você perceberá que há também a opção de importar vídeos do Google Photos e fazer uma transmissão ao vivo.


Perceba que você só poderá enviar vídeos que tenham até 15 minutos. Caso você queira postar vídeos maiores, é necessário aumentar seu limite. Para isso, basta verificar sua conta por telefone clicando em Aumente seu limite, logo abaixo de Ajuda e sugestões.

3. Preencha as Informações básicas de seu vídeo, como título, descrição, marcações e a miniatura do vídeo que aparecerá (para miniaturas personalizadas, é necessário que sua conta seja verificada).

Além disso, é nessa etapa que você definirá o modo como seu vídeo aparecerá:

  1. Público: todos os usuários do YouTube terão acesso a seu conteúdo;

  2. Não listado: apenas pessoas que têm o link para seu vídeo poderão assisti-lo;

  3. Privado: somente você poderá visualizar o vídeo;

  4. Programada: você poderá escolher um dia e um horário para seu conteúdo ser postado.


4. Clique em Configurações avançadas para completar informações como:

  • Permitir ou não comentários;

  • Escolher entre Licença padrão do YouTube ou Creative commons (licença exclusiva para conteúdos 100% originais);

  • Categoria do vídeo;

  • Idioma, etc.

5. Clique em Concluído, no canto superior direito e pronto! Seu vídeo já estará no YouTube.

Caso você queira fazer alguma edição, basta clicar em Voltar para a edição e modificar o que você deseja.

Clique no link disponibilizado para visualizar como seu vídeo aparece no YouTube.

Lembre-se que você pode sempre voltar e editar seu vídeo clicando em Editar vídeo.


Como atrair mais visibilidade para seu canal

De nada adianta criar um canal no YouTube, ter vídeos postados, mas as pessoas não visualizarem seu conteúdo.

A maior frustração de quem começa um canal no YouTube é não ter audiência.

Realmente não é fácil conseguir um número alto de espectadores e inscritos, mas o maior erro da maioria das pessoas é não definir um público certo e não ter um objetivo claro.

Então, confira nossas dicas:


1. Foque em apenas um assunto.

Escolha um nicho e, de preferência, um subnicho para atuar. Não mude de tema a cada vídeo ou mesmo durante um mesmo conteúdo. Mantenha o foco!


2. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Pesquise as melhores palavras-chave para o assunto abordado utilizando o Google Trends, o recurso auto-completar do próprio Youtube (na aba anônima) e avaliando material de concorrentes.

Quanto mais importante a palavra-chave, mais indicado é que você a coloque no começo do título, para que os espectadores já saibam instantaneamente sobre o que você irá falar.

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e aprenda de uma vez como ter milhões de visualizações em seus vídeos sem gastar um real.


3. Dê atenção ao título e à thumbnail do seu vídeo

Não se esqueça que o seu titulo e a thumbnail de seus vídeos são de extrema importância para chamar a atenção de espectadores.

Suas thumbs devem atrair o olhar das pessoas e entregar de forma bastante clara o assunto do vídeo.

Você pode até colocar alguma palavra-chave na imagem, para destacá-la.


4. Publique com regularidade

Não importa se você irá postar vídeo uma vez por semana ou uma vez por dia.

O importante é deixar claro para sua audiência que você vai estar sempre ali, com uma periodicidade definida.

O ideal é ter um calendário de publicações e informar sua audiência sobre dias e horários de atividade no canal.


5. Não enrole seu público

Comece seus roteiros já com um resumo do assunto, para que espectador sinta confiança e se disponha a te assistir por toda a duração do vídeo.

Trabalhe muito bem suas introduções e não se preocupe com a duração do vídeo.


6. Interaja com seus espectadores

Responda aos comentários de maneira pessoal e, durante os vídeos, instigue sua audiência a se inscrever, comentar e compartilhar.

Também peça feedbacks e sugestões para materiais futuros.


7. Analise seus resultados

Fique de olho nos dados do YouTube Analytics para entender melhor seus espectadores e moldar seu conteúdo para melhor agradá-los.


8. Faça testes

Teste formatos, estilo de edição, modelos de thumbs e copy de títulos.

No começo é provável que você tenha que se adaptar muito. Tente fazer isso sem perder o foco do canal.

Caso sinta que não está dando certo, persista e continue tentando.

Basta ver os conteúdos iniciais da maioria dos grandes canais para ver como eles também passaram por adaptações e foram se aprimorando.

Além disso, você pode também investir em publicidade paga, aprenda o Google Ads, para que seu vídeo chegue para mais pessoas de forma segmentada, ou seja, você pode escolher locais, canais, palavras chaves entre outras formas de direcionar seus vídeos.

O importante nessa etapa é fazer com que seu conteúdo seja visto e, se possível, compartilhado.

Assim, outros usuários conhecerão seu canal e você conseguirá, aos poucos, se posicionar melhor nos resultados de busca do YouTube.


Como rentabilizar seu canal no YouTube

Você sabia que é possível gerar receita com seus vídeos no YouTube?

Até o final de 2018, qualquer pessoa que tivesse um canal com mais de 10.000 visualizações conseguia veicular anúncios em seus vídeos e receber por isso.

É claro que, para isso, era necessário cumprir alguns pré-requisitos, como:

  1. Conseguir comprovar que seus vídeos eram 100% originais e produzidos por você;

  2. Ter vídeos publicados constantemente em seu canal;

  3. Seguir as regras da Comunidade do YouTube;

  4. Ser residente e estar em um país ou região onde o Programa de parcerias do YouTube está disponível.

Além disso, era necessário ter uma conta no Google Ads, já que era por eles que os anúncios eram veiculados.

Porém, apesar de ser uma análise criteriosa, o YouTube percebeu que apenas essas informações não eram suficientes para deixar com que as pessoas rentabilizassem suas contas. Com isso, novas regras foram acrescentadas.

Para conseguir ganhar dinheiro com anúncios em seu canal no YouTube, você precisa:

  1. Ter, no mínimo, mil inscritos em seu canal;

  2. Ter pelo menos 4 mil horas de conteúdos assistidos nos últimos 12 meses;

  3. Não violar nenhuma regra em seu canal, ou seja, não receber nenhuma denúncia feita por usuários e nem enviar SPAM.

Resumidamente, para você ter anúncios em seu canal no YouTube e conseguir ganhar dinheiro com eles você precisa:

  • Postar conteúdos originais e produzidos por você periodicamente;

  • Ter, pelo menos, 1 ano de conteúdos em seu canal;

  • Ter uma audiência que te acompanha e assiste a seus vídeos sempre;

  • Seguir todas as regras apresentadas no Termo de Serviço do YouTube.

Aprenda como monetizar seu canal e seus vídeos e faturar alto no Youtube

Assim como todo conteúdo na internet, o importante é você pensar em seu público e criar algo que seja realmente valioso para os usuários.

Se seu canal atende a todos esses pré-requisitos, você deve estar se perguntando: qual é o valor que você receberá dessa rede?

Não há um preço exatamente definido, tudo o que sabemos sobre esse assunto são especulações.



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