Entenda porquê usar influenciadores na sua estratégia digital



Conseguir uma grande audiência leva tempo, e converter algumas das pessoas que fazem parte dela em clientes é ainda outro desafio.

Justamente aí que os influenciadores entram, sabendo que eles têm a atenção do público que você deseja impactar, quanto jeito certo de levá-lo a ação.

Por isso, tem todo o sentido buscar influenciadores para divulgarem a sua marca.

Para ser mais objetivo, vamos ver 4 formas em que eles podem ser fortes aliados:


Uma estratégia atual e que funciona


Antes de tudo, vale a pena contar com a ajuda de influenciadores simplesmente porque essa é uma forma de publicidade que costuma funcionar.

Qualquer negócio que se prese quer resultados, e o grande número de marcas de peso que vem recorrendo aos influenciadores é uma das provas de que esse formato dá certo.

Anúncios patrocinados e propagandas se tornaram tão comuns na internet, onde os Influencers escapam facilmente com métodos orgânicos de apresentar produtos e serviços, ainda mais com o crescimento dos ad blockers bloqueadores de anúncios!

Outra razão pelo qual os influenciadores dão certo é que as ações feitas por eles são integradas ao conteúdo que publicam, fazendo com que a audiência tenha mais interese.


O poder do boca a boca viral


Fazer parceria com um influenciador pode ser justamente o empurrão que falta para acelerar esse processo com as suas personas.

Uma grande vantagem é que vai economizar tempo para ter uma audiência tão segmentada assim e poder ter um ponto de partida para sua marca ganhar o boca a boca é uma ótima sacada!

E mesmo que a sua audiência já seja grande, o boca a boca online vindo de uma parceria dessas pode rapidamente escalar ainda mais o alcance da sua mensagem.


Conteúdo pensado para a audiência certa


Como falei, os influenciadores são pessoas altamente respeitadas em seus mercados de atuação, o que mostra que, de um jeito ou de outro, são produtores de conteúdo.

Por isso, você provavelmente não vai precisar nem se preocupar com a qualidade do conteúdo, adequação à persona entre outros detalhes que o próprio influencer tem conhecimento.

Afinal, o público já acompanha o influenciador em questão e aprova o que ele produz.

O que você mais deve dar atenção é a escolha do influenciador, a fim de garantir que o que a sua empresa oferece realmente se encaixa com a audiência dele.


Alta exposição e aumento do valor de marca


Ter sua marca exposta para milhões de pessoas —  que, por sua vez, podem apresentá-la a outros milhões — é com certeza uma ótima oportunidade de sucesso.

Com ações bem planejadas e executadas, também conseguirá aumentar o valor de marca diante dos clientes, parceiros e até da concorrência.

Naturalmente, não basta só ter exposição, mas conforme mais pessoas entram em contato com a sua mensagem, mais fácil se torna criar um relacionamento com elas que, mais tarde, levará a conversões.


Como um influenciador pode te ajudar


Agora você já sabe o que eles fazem e por que vale a pena recorrer aos influenciadores para fortalecer a sua marca.

Mas o que, exatamente, eles podem fazer pelo seu negócio? Veja algumas das formas que eles podem ser de ajuda:


Criar expectativa

Antes de lançar um produto ou serviço, é de vital importância ter uma campanha de marketing que gere expectativa e desejo nos clientes em potencial.

Essa é uma das peças-chave para um lançamento de sucesso, e ter um influenciador como parte da sua estratégia de divulgação certamente ajuda.

Nesse caso, o produto ou serviço não pode ser exposto em detalhes. Em vez disso, o ideal é mostrar pouco a fim de deixar a imaginação do público trabalhar.

Em alguns casos, apenas a recomendação do influenciador e uma landing page preparada para converter já poderão fazer maravilhas pela campanha!


Gerar credibilidade

Outra forma de tirar proveito do poder de persuasão dos influenciadores é por apostar na autoridade que eles têm como forma de gerar credibilidade para a marca.

Sabe aquela história que quem anda com as pessoas mais descoladas também é considerado descolado?

A simples associação de uma pessoa respeitada a um produto ou serviço pode indicar que esse produto também é de confiança.

Esse é um dos motivos pelos quais as empresas e influenciadores amam trabalhar em conjunto: nos dois casos, a credibilidade de um faz bem para a imagem do outro.


Aumentar as vendas

O objetivo final de toda empresa é fazer com que seguidores e fãs se tornem clientes. Então, como poderíamos deixar de mencionar a possibilidade de aumentar as vendas?

Sempre que divulgar um produto por meio de um influenciador, isso deve ter impacto positivo sobre as vendas.

Caso contrário, a campanha não está funcionando tão bem como deveria, e seu time de marketing deve avaliar o que precisa ser ajustado.


Fidelizar os clientes

Aproveitar a popularidade dos influenciadores não precisa ter só um efeito imediato, desde que você aproveite a oportunidade de usar essa exposição para fidelizar os clientes.

De que formas isso pode ser feito? Por se preparar bem e aproveitar a nova “vitrine” para ganhar de vez a confiança dos clientes e impressionar quem está conhecendo a marca agora.



4 passos para se conectar com influenciadores


Finalmente, você deve saber o que fazer para se conectar com os influenciadores certos, de modo que suas campanhas tenham o resultado esperado.

Se engana quem pensa que o trabalho consiste apenas em procurar pessoas famosas para promover produtos ou eventos.

Há vários passos que devem ser seguidos a fim de que a parceria com os influenciadores realmente seja positiva. Veja quais são eles:


Identifique os influenciadores certos

Como você deve identificar quem são os influenciadores mais indicados para trabalhar em conjunto com a sua empresa?

São três principais fatores a levar em conta. Eles são:

  • Contexto: É preciso escolher quem tem apelo junto ao público que você deseja atingir;

  • Alcance: Um requisito é que essa pessoa tenha uma grande audiência, caso contrário o efeito da parceria será muito limitado;

  • Poder de ação: Se trata da habilidade do influenciador em levar o público a ação.

Quando esses fatores estiverem alinhados entre si, você terá a escolha certa para a sua estratégia de marketing de influenciadores.


Pense no pagamento

Depois de escolher o parceiro ideal, é hora de considerar qual será o pagamento oferecido, não só a ele, mas também aos seus seguidores. Como assim?

Muitos influenciadores já estão acostumados a fazer parcerias com marcas, e alguns deles possuem até material voltado para quem deseja contratá-los. Então, essa parte não deve ser complicada.

Mas, pense além, ou seja, o que a empresa pode oferecer para os fãs desses profissionais — um vale desconto, período de teste grátis, etc. — a fim de convencê-los mais rapidamente.


Ofereça um projeto convincente

Os influenciadores são pessoas ocupadas e que, acima de tudo, têm uma reputação a zelar. Em outras palavras, eles não serão atraídos só por dinheiro.

Pensando nisso, é necessário montar um projeto convincente do que você pretende alcançar com a parceria e como pensa em fazer isso.

Então, é só apresentar a proposta, ouvir o que o influenciador tem a dizer e fazer os arranjos finais para firmar a parceria.


Acompanhe os resultados

Depois de firmar o acordo o trabalho não chega ao fim. Para garantir que o retorno sobre investimento seja positivo, é indispensável acompanhar os resultados.

Isso é algo que precisa ser definido com antecedência, incluindo quais serão os principais KPIs a acompanhar.

Fazer isso é a melhor forma de aprimorar seu planejamento nas próximas campanhas, tanto por saber se a escolha do influenciador foi acertada quanto pelos demais elementos que envolvem uma ação desse tipo.

Procurar influenciadores para ajudar na sua estratégia de marketing digital é realmente uma boa saída para alcançar um público grande e segmentado em menos tempo. Só não deixe de se preparar bem antes, para firmar parcerias que sejam realmente vantajosas para o negócio e lembre-se que podemos cuidar disso pela sua marca, pois nós temos experiência em campanhas de publicidade com Influenciadores e podemos cuidar de tudo para sua empresa ter os melhores resultados sempre alinhados com melhores estratégias de Marketing Digital e todo acompanhamento necessário.

Sabia que outra forma de marketing digital muito lucrativa é o seu próprio blog? Vou ensinar tudo sobre como monetiza-lo no próximo post!

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