Entenda porquê usar influenciadores na sua estratégia digital

Conseguir uma grande audiência leva tempo, e converter algumas das pessoas que fazem parte dela em clientes é ainda outro desafio.
Justamente aí que os influenciadores entram, sabendo que eles têm a atenção do público que você deseja impactar, quanto jeito certo de levá-lo a ação.
Por isso, tem todo o sentido buscar influenciadores para divulgarem a sua marca.
Para ser mais objetivo, vamos ver 4 formas em que eles podem ser fortes aliados:
Uma estratégia atual e que funciona
Antes de tudo, vale a pena contar com a ajuda de influenciadores simplesmente porque essa é uma forma de publicidade que costuma funcionar.
Qualquer negócio que se prese quer resultados, e o grande número de marcas de peso que vem recorrendo aos influenciadores é uma das provas de que esse formato dá certo.
Anúncios patrocinados e propagandas se tornaram tão comuns na internet, onde os Influencers escapam facilmente com métodos orgânicos de apresentar produtos e serviços, ainda mais com o crescimento dos ad blockers bloqueadores de anúncios!
Outra razão pelo qual os influenciadores dão certo é que as ações feitas por eles são integradas ao conteúdo que publicam, fazendo com que a audiência tenha mais interese.
O poder do boca a boca viral
Fazer parceria com um influenciador pode ser justamente o empurrão que falta para acelerar esse processo com as suas personas.
Uma grande vantagem é que vai economizar tempo para ter uma audiência tão segmentada assim e poder ter um ponto de partida para sua marca ganhar o boca a boca é uma ótima sacada!
E mesmo que a sua audiência já seja grande, o boca a boca online vindo de uma parceria dessas pode rapidamente escalar ainda mais o alcance da sua mensagem.
Conteúdo pensado para a audiência certa
Como falei, os influenciadores são pessoas altamente respeitadas em seus mercados de atuação, o que mostra que, de um jeito ou de outro, são produtores de conteúdo.
Por isso, você provavelmente não vai precisar nem se preocupar com a qualidade do conteúdo, adequação à persona entre outros detalhes que o próprio influencer tem conhecimento.
Afinal, o público já acompanha o influenciador em questão e aprova o que ele produz.
O que você mais deve dar atenção é a escolha do influenciador, a fim de garantir que o que a sua empresa oferece realmente se encaixa com a audiência dele.
Alta exposição e aumento do valor de marca
Ter sua marca exposta para milhões de pessoas — que, por sua vez, podem apresentá-la a outros milhões — é com certeza uma ótima oportunidade de sucesso.
Com ações bem planejadas e executadas, também conseguirá aumentar o valor de marca diante dos clientes, parceiros e até da concorrência.
Naturalmente, não basta só ter exposição, mas conforme mais pessoas entram em contato com a sua mensagem, mais fácil se torna criar um relacionamento com elas que, mais tarde, levará a conversões.
Como um influenciador pode te ajudar
Agora você já sabe o que eles fazem e por que vale a pena recorrer aos influenciadores para fortalecer a sua marca.
Mas o que, exatamente, eles podem fazer pelo seu negócio? Veja algumas das formas que eles podem ser de ajuda:
Criar expectativa
Antes de lançar um produto ou serviço, é de vital importância ter uma campanha de marketing que gere expectativa e desejo nos clientes em potencial.
Essa é uma das peças-chave para um lançamento de sucesso, e ter um influenciador como parte da sua estratégia de divulgação certamente ajuda.
Nesse caso, o produto ou serviço não pode ser exposto em detalhes. Em vez disso, o ideal é mostrar pouco a fim de deixar a imaginação do público trabalhar.
Em alguns casos, apenas a recomendação do influenciador e uma landing page preparada para converter já poderão fazer maravilhas pela campanha!
Gerar credibilidade
Outra forma de tirar proveito do poder de persuasão dos influenciadores é por apostar na autoridade que eles têm como forma de gerar credibilidade para a marca.
Sabe aquela história que quem anda com as pessoas mais descoladas também é considerado descolado?
A simples associação de uma pessoa respeitada a um produto ou serviço pode indicar que esse produto também é de confiança.
Esse é um dos motivos pelos quais as empresas e influenciadores amam trabalhar em conjunto: nos dois casos, a credibilidade de um faz bem para a imagem do outro.
Aumentar as vendas
O objetivo final de toda empresa é fazer com que seguidores e fãs se tornem clientes. Então, como poderíamos deixar de mencionar a possibilidade de aumentar as vendas?
Sempre que divulgar um produto por meio de um influenciador, isso deve ter impacto positivo sobre as vendas.
Caso contrário, a campanha não está funcionando tão bem como deveria, e seu time de marketing deve avaliar o que precisa ser ajustado.
Fidelizar os clientes
Aproveitar a popularidade dos influenciadores não precisa ter só um efeito imediato, desde que você aproveite a oportunidade de usar essa exposição para fidelizar os clientes.
De que formas isso pode ser feito? Por se preparar bem e aproveitar a nova “vitrine” para ganhar de vez a confiança dos clientes e impressionar quem está conhecendo a marca agora.

4 passos para se conectar com influenciadores
Finalmente, você deve saber o que fazer para se conectar com os influenciadores certos, de modo que suas campanhas tenham o resultado esperado.
Se engana quem pensa que o trabalho consiste apenas em procurar pessoas famosas para promover produtos ou eventos.
Há vários passos que devem ser seguidos a fim de que a parceria com os influenciadores realmente seja positiva. Veja quais são eles:
Identifique os influenciadores certos
Como você deve identificar quem são os influenciadores mais indicados para trabalhar em conjunto com a sua empresa?
São três principais fatores a levar em conta. Eles são:
Contexto: É preciso escolher quem tem apelo junto ao público que você deseja atingir;
Alcance: Um requisito é que essa pessoa tenha uma grande audiência, caso contrário o efeito da parceria será muito limitado;
Poder de ação: Se trata da habilidade do influenciador em levar o público a ação.
Quando esses fatores estiverem alinhados entre si, você terá a escolha certa para a sua estratégia de marketing de influenciadores.
Pense no pagamento
Depois de escolher o parceiro ideal, é hora de considerar qual será o pagamento oferecido, não só a ele, mas também aos seus seguidores. Como assim?
Muitos influenciadores já estão acostumados a fazer parcerias com marcas, e alguns deles possuem até material voltado para quem deseja contratá-los. Então, essa parte não deve ser complicada.
Mas, pense além, ou seja, o que a empresa pode oferecer para os fãs desses profissionais — um vale desconto, período de teste grátis, etc. — a fim de convencê-los mais rapidamente.
Ofereça um projeto convincente
Os influenciadores são pessoas ocupadas e que, acima de tudo, têm uma reputação a zelar. Em outras palavras, eles não serão atraídos só por dinheiro.
Pensando nisso, é necessário montar um projeto convincente do que você pretende alcançar com a parceria e como pensa em fazer isso.
Então, é só apresentar a proposta, ouvir o que o influenciador tem a dizer e fazer os arranjos finais para firmar a parceria.
Acompanhe os resultados
Depois de firmar o acordo o trabalho não chega ao fim. Para garantir que o retorno sobre investimento seja positivo, é indispensável acompanhar os resultados.
Isso é algo que precisa ser definido com antecedência, incluindo quais serão os principais KPIs a acompanhar.
Fazer isso é a melhor forma de aprimorar seu planejamento nas próximas campanhas, tanto por saber se a escolha do influenciador foi acertada quanto pelos demais elementos que envolvem uma ação desse tipo.
Procurar influenciadores para ajudar na sua estratégia de marketing digital é realmente uma boa saída para alcançar um público grande e segmentado em menos tempo. Só não deixe de se preparar bem antes, para firmar parcerias que sejam realmente vantajosas para o negócio e lembre-se que podemos cuidar disso pela sua marca, pois nós temos experiência em campanhas de publicidade com Influenciadores e podemos cuidar de tudo para sua empresa ter os melhores resultados sempre alinhados com melhores estratégias de Marketing Digital e todo acompanhamento necessário.
Sabia que outra forma de marketing digital muito lucrativa é o seu próprio blog? Vou ensinar tudo sobre como monetiza-lo no próximo post!