O que é Mídia Kit do Digital Influencer

Essa ferramenta, também chamada de media kit ou kit de mídia, é bastante utilizada no mercado de comunicação, sobretudo o publicitário.

O documento tem o objetivo de apresentar uma página, blog, rede social ou canal de YouTube, por exemplo, para marcas e agências interessadas em divulgar produtos e serviços naquele espaço, utilizando a influência daquela pessoa.


Por isso, no mídia kit, o produtor de conteúdo fornece dados sobre a plataforma, quem é seu público, quais são os níveis de engajamento e quais tipos de materiais pode elaborar para a marca interessada.

Também é uma forma de monetizar a produção de conteúdo para clientes finais.

Publieditoriais, banners, posts em redes sociais e artigos em blogs são algumas possibilidades de conteúdos voltados à publicidade  - e cada um deles tem um preço diferente.


Na prática, o mídia kit ajuda não apenas quem o produz, mas também marcas que desejam entender o perfil do produtor de conteúdo, seu público e qual alcance obteria em anunciar na plataforma dele.

A partir dessa análise, a empresa tem embasamento para decidir se vale a pena realmente investir em publicidade naquela plataforma.

Pense, por exemplo, em um influenciador digital que veicula conteúdos no Instagram e no YouTube.

O mídia kit dele deve apresentar as principais características e informações da sua atuação nessas plataformas para que marcas possam contratá-los para fazer publicidade de um produto ou serviço específico.

Da mesma forma, esse documento é útil caso você queira se apresentar a uma marca em busca de parceria.


Acredite quando eu digo que o mídia kit é uma ferramenta essencial para demonstrar profissionalismo.

É por meio desse documento que você vai comprovar que conhece seu público, que o conteúdo gera engajamento e agrega valor para as pessoas.

O mídia kit ainda padroniza a comunicação que você tem com as marcas interessadas na sua plataforma.

E esses fatores são essenciais para firmar parcerias com anunciantes.


O objetivo do mídia kit é fornecer informações que as marcas não conseguem obter apenas por uma pesquisa na internet.

O leitor do documento precisa entender quem você é, qual tipo de mensagem transmite aos seguidores e como é o seu trabalho.

Por isso, selecionei 12 informações essenciais que você deve incluir na hora de elaborar o mídia kit, lembrando que ele deve conter apenas dados relevantes.

Veja abaixo.


1. Quem é você ou sua marca

Faça uma apresentação de si mesmo de forma sucinta, definindo quem você é para despertar o interesse da marca em continuar lendo o mídia kit.

Essa descrição pode ser feita em um pequeno parágrafo.


2. Missão, valores e propósito

Sua missão, valores e propósito são elementos essenciais para que a marca compreenda qual é o sentido do seu trabalho.

Como eu falei antes, o alinhamento desses fatores é essencial para manter a credibilidade perante o público.

Por isso, o ideal é que eles estejam explicitados no mídia kit.


3. Nicho de mercado

Mencionar o nicho de mercado em que você atua é importante para que o anunciante avalie se está apostando na plataforma certa.

Por exemplo, uma marca de fast food não teria resultados potentes ao anunciar com um influenciador digital que tem um estilo de vida e alimentação saudáveis.

Isso porque são nichos de mercado diferentes e, consequentemente, com uma distinção acentuada entre o público.


4. Perfil do público

Ao ler o mídia kit, uma das preocupações das marcas é entender se você tem o mesmo público que ela deseja alcançar.

Portanto, quanto mais informações sobre o perfil da audiência você disponibilizar, melhor.

Recomendo que você vá além de gênero, idade, renda e escolaridade.

Explore também os produtos que sua audiência consome, o estilo de vida, onde moram, se já adquiriram itens que você anunciou.

Se você tiver uma persona para o seu público, pode adicioná-la no mídia kit para facilitar a compreensão.

E nunca, em qualquer hipótese, minta sobre o perfil da audiência para convencer uma marca a fechar contrato.


5. Quantidade de seguidores

O número de seguidores é uma informação básica, já que dá uma noção à marca da quantidade de pessoas que serão expostas ao conteúdo do anúncio.

Esse já é um indicativo do impacto que você exerce como produtor de conteúdo ou influenciador.

Aqui também é preciso ser honesto, sem aumentar os números ou comprar seguidores falsos.


6. Estatísticas e recordes

A quantidade de seguidores é imprescindível, mas existe um número ainda mais importante: o engajamento.

Ou seja, é a sua capacidade de influenciar pessoas e se relacionar com elas.

Não adianta ter um público com milhares de pessoas se poucas interagem com você.

Para comprovar que o seu conteúdo é relevante, adicione estatísticas como taxa de engajamento, número de comentários e taxa de entrega das publicações.

Não se esqueça dos recordes, como, por exemplo, fotos mais curtidas e artigos mais compartilhados.


7. Parcerias que você já realizou

Falar sobre parcerias que você firmou com marcas (e que deram certo) dá consistência e credibilidade para o mídia kit.

Selecione os melhores negócios que você fez, sempre se lembrando de que eles devem ser relevantes e ilustrar de que forma poderá ajudar a marca interessada.


8. Casos de sucesso

Da mesma forma, seleciona casos de sucesso em que você fez um anúncio ou parceria e impactou a marca positivamente.

Essa é uma forma de comprovar que o seu conteúdo tem um bom alcance.


9. Tipos de parceria que você realiza e espaços que oferece para anunciar

Deixar claro esses fatores já ajuda a marca a identificar se você oferece o que ela está buscando.

Por exemplo: quais são os formatos de conteúdo que você pode fazer por ela?

Resenha no YouTube? Artigo em blog mencionando um produto ou serviço? Post no Instagram ou Facebook? Banner no seu site?

O que estou querendo dizer é que você precisa fazer uma espécie de “guia”: indicar para as empresas quais espaços de anúncio e formatos de conteúdo estão disponíveis para ela.


10. Preços

Colocar o preço no mídia kit é forma de poupar tempo.

Como assim?

Se o anunciante tem interesse em firmar uma parceria, mas não tem condições (ou não quer) pagar o valor que você cobra, pode simplesmente procurar outro produtor de conteúdo.

Mas a dica é ter dois mídia kits: um com preço, e outro sem.

O documento sem preço você pode destinar a empresas com as quais quer fazer um projeto ou parceria, mas está recém apresentando o seu conteúdo.

Já o com preço deve ser enviado para marcas que queiram fazer uma parceria ou anunciar com você, ou seja, que tenham a relação comercial como um fim.


11. Regras

Não se esqueça de incluir direitos e deveres de cada parte.

Isso inclui condições de pagamento, o tempo para publicação dos materiais e qualquer ajuste relativo ao conteúdo, como, por exemplo, se você terá a liberdade para transmitir uma opinião sincera sobre o produto.

Deixe todas as regras claras e objetivas para evitar dúvidas e confusões.


12. Informações de contato

Por fim, ainda é importante fornecer dados adicionais para contato, como e-mail profissional e número de celular, para facilitar a comunicação.


Como fazer seu mídia kit?

Não existe um padrão obrigatório para a elaboração do mídia kit.

Mas há alguns fatores que você deve ter em mente nessa hora.

Para início de conversa, as informações devem ser bem organizadas, apresentadas de forma sucinta e com elementos visuais para atrair a atenção do leitor e facilitar a compreensão.


A criatividade no layout e design é um diferencial, e você também deve, de preferência, utilizar as cores da sua marca ou plataforma de conteúdo, como o logo do blog, por exemplo.

Se você não tem conhecimento em plataformas de edição, eu sugiro o Canva, plataforma online para criação de materiais gráficos a partir de modelos prontos.


Além disso, sempre prefira o formato de arquivo PDF, pois assim quem recebe o material não tem como alterar as informações.

Tendo essas recomendações em mente, veja algumas dicas para elaborar um mídia kit para cada plataforma  - além de incluir todas as informações que eu já citei, como formatos de conteúdo oferecidos e valores.


Como fazer mídia kit para Instagram

No Instagram, o seu conteúdo é majoritariamente em formato de vídeos e imagens, certo?

Por isso, colocar miniaturas das fotos postadas que geraram alto engajamento é uma excelente opção para mostrar o seu trabalho.

Além disso, inclua prints com as informações do engajamento e do público, que estão disponíveis no próprio aplicativo para contas empresariais.

Visualmente, aponte dados como:

  • Número de seguidores

  • Taxa de engajamento nas publicações e nos Stories

  • Perfil do público

  • Conteúdos que se destacaram

  • Média de seguidores novos diários

  • Dias e horários em que o seu público está online

  • Alcance das publicações.

Como fazer mídia kit para Facebook

O Facebook segue uma lógica semelhante, já que os conteúdos geralmente incluem imagens ou vídeos.

Da mesma forma, inclua imagens de postagens que geraram alto engajamento.

Demais informações são semelhantes aos dados do Instagram:

  • Número de curtidas na página

  • Taxa de engajamento nas publicações

  • Perfil do público

  • Conteúdos que se destacaram

  • Média de seguidores novos diários

  • Dias e horários em que o seu público está online

  • Frequência de postagem

  • Alcance das publicações.

Como fazer mídia kit para YouTube

Já no YouTube, o conteúdo sempre é em formato de vídeo.

Portanto, o que não pode faltar são dados que comprovam o desempenho dos vídeos que você posta e do alcance que tem o seu canal:

  • Número de inscritos

  • Taxa de engajamento nos vídeos (curtidas, compartilhamentos e comentários)

  • Número de visualizações média por vídeo

  • Número de visualizações mensais

  • Conteúdos que se destacaram

  • Perfil do público

  • Frequência de publicação.

Como fazer mídia kit para blog

O blog requer um mídia kit com informações um pouco diferentes, justamente porque se trata de um formato distinto de conteúdo.

Vale incluir as seguintes informações:

  • Número de visitantes

  • Duração das visitas às páginas do blog

  • Perfil do público

  • Posicionamento de artigos no Google por meio de SEO

  • Taxa de cliques em anúncios.

Como mencionei antes, é um excelente recurso para convencer as marcas a anunciarem com você e fecharem parcerias.

Para isso, reúna todas as informações relevantes sobre a sua plataforma, incluindo conteúdo e público, e organize-as de forma atraente e organizada.

E não esqueça de oferecer dados concretos nesse tipo de documento, para ganhar credibilidade dos futuros parceiros comerciais.






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