Quem são os Digitais Influencers ou Influenciadores?

Atualizado: Mai 25

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Influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblre várias outras.

Esses influenciadores são desenvolvedores de "conteúdo" para a internet e acabam gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas postagens e eventualmente compartilham com outras pessoas.

Essas novas personalidades originadas da internet não se restringem a apenas uma rede social, a união delas faz com que eles alcancem um público maior e assim consigam firmar o seu espaço na internet.

O surgimento desses novos formadores de opiniões digitais também causa uma mudança comportamental e de mentalidade em seus seguidores, que tendem a ser facilmente influenciados

Existem vários tipos de influenciadores que se diferenciam de acordo com o conteúdo produzido.

• A celebridade - Contém um público maior que a média.

• A autoridade - Possui opinião forte.

• O conector - Conecta pontos e cria links;

• A marca pessoal - Aquele que o nome é uma espécie de marca;

• O analista - Formula e comunica ideias credíveis;

• O ativista - Mais envolvido com mobilizações;

• O expert - Especializado em uma área;

• O insider - Respeitado e bastante envolvido no meio;

• O disruptivo - Promove debates;

• O jornalista - Compromissado com a divulgação de informações ou notícias.


Existe também uma diferença entre influenciadores e web celebridades momentâneas, pois os influenciadores se mantêm na mídia e continuam produzindo conteúdos.

Conteúdo - O mais importante para esses influenciadores digitais formarem seu público é o conteúdo que eles produzem.

Alguns contêm um conteúdo completamente original, os demais desenvolvem um formato parecido com o de outros influenciadores, mas com uma abordagem distinta.

• Jogos é um dos conteúdos mais numerosos, pois a categoria se estende a gameplays, recomendações de jogos, avaliações, novidades e até mesmo curiosidades sobre os games.

• Fitness a categoria promove hábitos saudáveis, dicas de alimentação, autoestima, motivação e exemplifica alguns exercícios físicos.

• Culinária mostra a confecção de receitas e técnicas culinárias.

• Jornalismo promove a disseminação de notícias, opiniões e debates, é considerado jornalismo cívico, pois nem sempre a pessoa é jornalista propriamente dito.

• Moda e beleza focado em oferecer dicas de moda, beleza e estilo.

• Entretenimento/humor é a área mais vasta e mais procurada entre os jovens inúmeros formatos como vlogs, resenhas, FAQs e inúmeras outras se enquadram nessa categoria

• Conhecimentos gerais aborda temas mais sérios, envolvendo pesquisa e oferece conhecimento ao público. • Esportes trata de noticias, resenhas ou promove a prática do esporte em questão. Mudanças na sociedade virtual


A chegada dessas pessoas que ganharam destaque nas redes sociais trouxe algumas mudanças na forma com que o conteúdo na internet é adquirido, pois atualmente já é bastante comum a disseminação de informações e opiniões oriunda de pessoas que contêm uma maior influência.

Essas informações, vez ou outra, podem se mostrar falsas ou provenientes de fontes duvidosas e, como alguns usuários não verificam a veracidade das informações, muito conteúdo equivocado acaba sendo massificado.


Hoje, as novas gerações vêm trocando o uso da televisão e de outros meios de acesso a informação pelo acesso à internet, tornando o problema da confiabilidade das informações recebidas um pouco maior.

Os influentes digitais são os atuais responsáveis de ditar novas tendências e costumes, seus fãs como acompanham suas vidas passam a reproduzir o estilo e gostos de seus ídolos e isso causa uma alteração na forma com que os seus seguidores interagem entre si.

Como cada influenciador é especializado em uma área e um seguidor pode ser influenciado por vários influenciadores com temáticas diferentes ao mesmo tempo, seja ela de jogos, moda, política, fitness, entre outros faz com que um usuário possa em um mesmo espaço pertencer a vários grupos distintos ao mesmo tempo.


Outro conceito que veio bastante atrelado ao aparecimento desse novo grupo de desenvolvedores de conteúdo para a internet foi o de viralizar, palavra essa que descreve algum conteúdo que ganhou bastante repercussão nas redes sociais.

A viralização é algo que pode originar um novo influente digital, pois alguma postagem que viralizou teve um enorme número de vísualizações e causou interesse no grande público.


Marketing O marketing, oriundo da palavra em inglês market, não contém uma data precisa de surgimento, acredita-se que o marketing existe desde de as primeiras trocas e vendas realizadas por civilizações antigas, entretanto o marketing passou a ser estudado como uma área da ciência após o final da segunda guerra mundial. A internet surgiu em 1960 para fins militares norte-americanos e por volta de 1980 a internet moderna se popularizou, contudo foi só em 2004 com a web 2.0 que o marketing digital passou a querer juntar o nome de suas empresas ao conteúdo digital.


Com o aumento do público alcançado por essas influenciadores digitais e uma redução na procura por outras mídias, os profissionais de marketing observaram uma oportunidade de negócio.

Esses novos produtores de conteúdo já obtêm o canal de comunicação e já possuem um público caracterizado de acordo com o conteúdo produzido, de forma que o produto seja visualizado por alguém que já tem um perfil potencialmente adequado a consumir o produto.

Atualmente cerca de 80% do tráfego online está atrelado a algum tipo de influenciador.

A internet também passou a desbancar o maior meio de comunicação, a televisão, uma pesquisa feita pela IMS Internet Media Services aponta que cerca de 82% dos brasileiros consomem vídeos sob demanda e 73% assistem à TV, percebemos com isso que os Influenciadores Digitais passam a exercer o papel de novo artista e centro de atenção.

O marketing de influência, como é denominado, é uma forma de marketing em que o foco é colocado em indivíduos-chave específicos em vez do mercado-alvo como um todo.

Identifica os indivíduos que têm influência sobre potenciais compradores e orienta as atividades de marketing em torno desses influenciadores.




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